O Ódio que você Semeia de Angie Thomas



Título: O Ódio que você Semeia 
Autora: Angie Thomas 
Editora: Galera Record 
Ano: 2017 
Páginas: 378 
Skoob: Adicione 


Sinopse: Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.Não faça movimentos bruscos.Deixe sempre as mãos à mostra.Só fale quando te perguntarem algo.Seja obediente.Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar. 


____________________





   É sempre intenso ler um livro com temas fortes e personagens tão reais e criveis, é como ver um pedaço de uma história que você conhece sendo contada por outra pessoa.

“Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria?“

  Star é uma adolescente que cresceu e viveu durante toda a infância em Garden Heights, um local em que gangues brigam por territórios, policiais agem de forma bruta e crianças e jovens perdem suas vidas pro trafico e para as guerras entre gangues. Depois de perder uma amiga de infância quando ainda era apenas uma criança, Star começou a estudar no colégio Williamson, um colégio de pessoas ricas, lá conheceu duas de suas melhores amigas: Maya e Hailey e seu namorado Chris. Mas viver entre o colégio e sua casa a afastou de alguns amigos de Garden Heights e ao reencontrar Khalil, um de seus melhores amigos de infância, Star passa por mais um momento traumatizante em sua vida, vê Khalil ser morto por um policial.

Ele disse que THUG LIFE era sigla de The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody, ‘‘o ódio que você passa para as criancinhas fode com todo mundo’’”.

  Ler essa obra me fez saltar em emoções e sentimentos, já tive o prazer de ler muitas obras incríveis e dolorosas, mas essa me tocou de uma forma que ainda não consigo explicar. Star é uma adolescente muito mais forte do que podemos imaginar ao começar essa leitura, ela já passou por grandes perdas mesmo sendo apenas uma adolescente e tendo seus traumas em consequência das perdas que sofreu, ela consegue se reerguer e entender seu papel dentro da comunidade em que vive e em justiça a quem ama. Pra mim a personagem representou bem seu papel, ela emociona, comove, mas também luta, é uma adolescente que sente o peso da injustiça, do racismo e da morte assim como muitos nas áreas mais pobres do mundo, mas o caminho que trilha da uma boa perspectiva aos outros ao seu redor.

   Angie criou e entrelaçou os personagens mais diversos de uma forma incrível, Chris foi um dos personagens que mais me surpreendeu, apesar de seus graves no inicio, sua evolução na história e também na relação com Star foi bonito de acompanhar; Seven é de longe meu favorito, gosto da forma como ele protege não somente Star mas também as irmãs. Apesar de Star ser a protagonista, a história não é somente sobre ela, é sobre Khalil, um jovem que perdeu sua vida por causa do racismo, sobre tantos outros que morreram de forma bruta e não tiveram justiça, sobre como vemos essas mortes e como colaboramos com elas ao ficar em silêncio.

“Eu não sabia que uma pessoas morta podia ser acusada pelo próprio assassinato, sabe?“


   O ódio que você semeia é um livro intenso, fácil de ler, mas difícil de absorver. 

Nota:








20 comentários:

  1. Menina, quero muito ler esse livro! A cada resenha que leio tenho mais certeza de que PRECISO LÊ-LO JÁ! O tema é muito triste e revoltante, mas, justamente por isso, acredito que precisamos sim falar desses assuntos e refletir a respeito para que essa situação mude!
    Adorei a resenha! =)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de desejados já faz um tempo, né.. até aí beleza.
    Mas a burra esqueceu de comprar para aproveitar a promoção da saraiva auhaiuhaiuha perdi um descontão ai ai ai que ódio.
    Quero ler este livro ainda esse ano <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Moça, em todo lugar que ouço falar desse livro só vejo críticas positivas e pessoas o favoritando. Não aguento mais de ansiedade para enfim pegá-lo e lê-lo logo. A história parece ser incrível e trazer muitos ensinamentos e reflexões ao leitor. Acho até que vou tentar encaixá-lo nas minhas leituras dos próximos meses.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Já li algumas resenhas desse livro, e todas as vezes que o faço, mais ansiosa para ler fico, na mesma proporção, o meu coração se aperta por conta da trama. Saber que essa é uma história fictícia carregada de realidade realmente me entristece. E é por isso que acho maravilhosos esse livro ganhar cada vez mais proporções de conhecimentos, que cada vez mais pessoas leiam e que possamos todos nos conscientizar através dele, porque sei que é possivel.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Esse foi um dos livros que mais amei no ano passado. Tenho querido ler mais sobre racismo e entender mais a voz das pessoas negras e essa narrativa é um super tapa na cara, mesmo sendo YA. Discordo de você que essa realidade existe em áreas mais pobres. É uma realidade que permeia qualquer área, faz parte de onde vivemos, aliás. Que ótimo que também gostou da leitura :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu li esse livro ano passo e como você fiquei apaixonada por ele, fiz uma resenha dele para o meu blog também. Ele nos faz pensar em como estamos tratando nossos semelhantes.
    Fotos maravilhosas.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem Paac?

    Eu já li diversas resenhas sobre o livro da Angie Thomas e até o momento todas foram super positivas, a cada resenha que eu leio só aumenta a minha vontade de ler esse livro. Adorei a sua resenha, ficou muito boa, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo este livro sem ter lido, só pelas resenhas que leio. Quero sentir as emoções que todos sentem, Adorei os quotes destacados, só reforçam a minha vontade de ler o livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. desde que vi esse livro fiquei curioosa pra fazer a leitura...acho que poderia usar até em sala de aula com meus alunos, a temática precisa ser debatida...
    bjs, Paac <3

    ResponderExcluir
  10. Eu estou muito curiosa com esse livro e gostei de ver a sua resenha sobre ele, acho que é uma obra que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  11. Eu já notei que ele é difícil mesmo de ser absorvido, o que me motiva mais ainda em ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Essa obra parece ser incrível!
    Vejo apenas resenhas positivas sobre e a cada resenha eu fico mais ansiosa para iniciar a leitura.
    Com sua resenha não foi diferente! Adorei e a dica está mais que anotada!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nossa essa leitura deve ser maravilhosa.
    Comprei o ebook recentemente e estou com altas expectativas, deve ser uma trama cheia de críticas importantes para reflexão.
    Espero não me decepcionar.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  14. Oi Paac
    Eu sempre leio resenhas deste livro e a cada uma fico mais curiosa para ler.
    Não conheço a escrita da Angie e quero muito conhecer
    Sua resenha ficou ótima
    Dica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Nossa me parece ser uma leitura muito pesada, não seria o tipo de livro que eu leria. Mas deve ser uma leitura muito reflexiva.

    ResponderExcluir
  16. Olá, O ódio que você semeia é uma leitura que quero muito fazer. Acho a temática da obra super pertinente, e por todas as resenhas que já li (gostei da sua), me parece que a trama foi muito bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  17. Oi Paac, vi que mudou de foto aqui no blog, que linda! Menina, todo mundo ama esse livro né? Não é a toa que também adicionei ele a minha lista de futuras leituras. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é incrível! Eu fiquei sem palavras lendo, que bom que você tbm gostou <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhuma resenha que não tenha colocado esse livro como favorito haha. E porque seria diferente? A história parece ser incrível e muito envolvente, amei a sua resenha e espero me apaixonar por essa obra tanto quanto você. Bjss!

    ResponderExcluir
  20. Eu estou muito louca para ler esse livro. Sério! E a cada resenha que leio sinto ainda mais vontade, com a sua não foi diferente.

    Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária