O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro

Créditos: A book is proof that humans can work magic 
Livro: O gigante Enterrado
Autor: Kazuo Ishiguro
Ano: 2015
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 396
Skoob: Adicione
Compre na Amazon

Sinopse: Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova - será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une?
Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, "O gigante enterrado" fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.
*Resenha feita por mim para o Blog Ler e Imaginar



   O inicio da leitura foi realmente complicado, o autor narra todos os detalhes do ambiente e a época em que a história se passa com uma riqueza de detalhes que beira o exagero, e esse excesso de detalhes me deixou bem confusa sobre a história e seu desenrolar, mas aos poucos vamos descobrindo uma história cativante e com tudo para encantar o leitor.

   O gigante enterrado conta a história de um casal de idosos chamados Axl e Beatrice, eles moram em uma pequena cidade e são tratados com total descaso pelos outros moradores devido sua idade avançada. O casal tenta se manter preso as suas lembranças e memórias antigas mas devido a uma nevoa estranha que tomou conta da sua cidade ninguém lembra de nada do passado, por mais importante que as lembranças sejam, com medo de não se lembrarem mais um do outro e cansados da forma como são tratados por todos na cidade, decidem partir em busca do filho cuja as lembranças são bem vagas mas que ambos sabem que existe, e nessa busca pelo filho o casal também tenta encontrar um meio de acabar com a nevoa.

É muito esquisito mesmo como o mundo está esquecendo das pessoas e de coisas que aconteceram ontem ou anteontem. É como se uma doença tivesse contagiado a todos nós.

   O autor criou uma história fascinante mas com uma narrativa um pouco lenta, a escrita do autor é mais densa e difícil do que estou acostumada a ler  e por ser a primeira obra de Ishiguro que tenho contato cheguei perto de desistir, mas fico feliz de ter persistido e continuado. O gigante enterrado é um livro sutil e muito reflexivo e tem a capacidade de trazer uma sensibilidade enorme, cada personagem e cada caminho que o casal segue nos faz olhar pra dentro nosso interior e pensar sobre nossas vidas, as relações que temos com os outros e com nós mesmos, nossas motivações, segredos, nossas vidas de um modo geral. 
 Se você tem curiosidade de ler esse livro dê essa chance, e agarre  com unhas e dentes porque a leitura vai ser difícil e em muitos momentos maçante, mas vale  muito a pena.

Nota:









8 comentários:

  1. Já ouvi falar desse autor, mas ninguém tinha feito uma resenha completa falando a respeito do estilo dele e da densidade da narrativa. Adorei sua sinceridade! Apesar de parecer ser um livro difícil, quero ler essa história porque ela realmente parece ser muito recompensadora mesmo =)

    ResponderExcluir
  2. oi, amei esse livro, eu gosto desse tipo de livro que com certeza lerei esse. Já li outros livros desse autor e gostei.

    ResponderExcluir
  3. Paac, amei a foto com o funko do Hagrid.
    Eu já tinha visto esse livro, mas não fazia ideia que a história fosse tão interessante.
    Me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei da sua resenha, mas apesar dela, eu não me senti atraída pelo enredo da trama pra embarcar numa leitura dessas, principalmente pela escrita ser mais pesada e devagar. Certamente se pegasse agora pra ler abandonaria.
    Quem sabe mais para frente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oiê! Achei a premissa do livro é bem interessante, como toda essa coisa da névoa e como ela tem levado a memoria das pessoas. Mas quando você disse que o livro é lento e maçante eu fiquei bem desanimada. Acho que iria acabar abandonando a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Paac!
    Já aconteceu comigo de chegar a abandonar o livro e depois quando voltar a ler descobrir que passando por narrativa meio que torturante a história no fim era maravilhosa.
    Fiquei curiosa sobre a névoa e como se dará o desfecho. Vou procurar em e-book se conseguir e ler , volto pra contar! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac, então que bom que você não desistiu não é mesmo? Eu costumo ir até o fim, mesmo com leituras difíceis e arrastadas. Pelo menos se vier a decidir a ler este livro, já vou está ciente das dificuldades.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Senti-me interessada e louca para ler Paac, gosto de tudo que envolva Tolkien ou que tenha mera semelhança, com toda certeza adoraria ler e me aventurar nessa fantasia, mesmo que tenha sido meio arrastado, nunca desista.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária