SORTEIO + RESENHA: O Escravo da Capela de Marcos DeBrito

Título: O Escravo da Capela
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 288
Skoob: Adicione

Sinopse: Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.


  A leitura foi árdua e difícil, não por ser uma obra ruim, mas por ser uma obra pesada e é complicado ler sobre as perversidades cometidas na época da escravidão e não se sentir com um peso e uma dor por essa época da nossa história. Mas vamos focar aqui porque a obra de Marcos DeBrito é uma coisa linda.

  A Fazenda Capela é administrada pela Família Cunha Vasconcelos, mais especificamente pelo Senhor Batista e seu filho mais velho Antônio, ambos desejam apenas manter o nome da família e também os negócios que já perduram a anos naquela região, naquela cidade e naquele nome. Mas as coisas começam a mudar quando o filho mais novo Inácio decide voltar a fazenda após alguns anos estudando medicina na Europa, a chegada do filho mais novo causa desavenças dentro da casa grande, mas não há inquietações somente ali, na senzala, Sabola um jovem que acaba de chegar sente na pele o peso da escravidão, mas sua alma livre o torna arisco a essa nova realidade, e o jovem determinado quer sua liberdade de volta mesmo que isso possa custar sua vida.

   Marcos criou um terror de excelente qualidade, não apenas pelas cenas pesadas, pelo sangue ou qualquer outro elemento comum aos livros de terror, mas por sua inovação ao acrescentar elementos históricos de nosso país como a escravidão forte que havia no brasil mesmo numa época em que outros países já repudiavam esse ato, assim como também a raiz do nosso folclore reformulado de um modo a não somente ser assustador, mas também intrigante ao leitor. Mas já aviso não se apegue, pois eu me apeguei e não fui feliz haha.


   É curioso ver como o autor entrelaçou um romance dentro de uma história tão horripilante e trágica, assim como a criação e desenvolvimento dos personagens, Inácio é uma linda personificação de como algumas pessoas realmente podem tomar consciência de seus erros e evoluir com eles, já seu irmão Antônio é seu oposto, sua crueldade é uma bela combinação do comportamento de seu pai e o reforçamento de suas atitudes agressivas e violentas, o personagem é um dos mais asquerosos mas também curiosos, em muitos momentos da leitura me questionei sobre o motivo de tamanha perversidade. Batista não é nem intrigante nem merece nossa atenção, mas gosto da forma como esse personagem é colocado na história, de como suas atitudes são sempre frias e movidas a benefício próprio, foi com toda certeza um personagem que eu queria ver morto haha. A questão é que o livro por inteiro é uma obra incrível, e a nossa relação de amor, fascínio e ódio ao decorrer da leitura torna essa experiencia muito boa.

   O Escravo da Capela é um livro de terror de excelente qualidade, Marcos inovou na criação de sua obra, fechou pontas que havia aberto e deu uma nova visão ao nosso folclore, as nossas lendas e também a nossa perspectiva do que é um livro de terror nacional. 

Nota: 




a Rafflecopter giveaway



REGRA DO SORTEIO:

1. A promoção é válida de 28/08/2017 a 10/09/2017, tendo seus ganhadores anunciados na fanpage dos blogs e avisados por mensagem e/ou e-mail;
2. Este sorteio é realizado através da plataforma Rafflecopter; Logo quanto mais entradas você cumprir maior sua chance de ganhar.
3. Em "Visit on Facebook" é necessário curtir a página; 
4. Para validar o prêmio o ganhador deverá cumprir com todas as solicitações do Rafflecopter;
5. Ao fim da promoção será sorteado apenas 01 ganhador;
6. A promoção é válida somente para quem tem endereço de entrega no Brasil;
7. O ganhador terá o prazo de 03 dias para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será definido;
8. O envio do livro será feito pela editora no prazo de até 90 dias após o ganhador informar seu endereço; 
9. O blogs não se responsabilizam por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabilizam por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;





23 comentários:

  1. Oi Paac tudo bem?
    Com toda certeza eu adoraria ler esse livro menina, gosto de assuntos históricos e que nos contam a realidade tão sofrida de séculos passados, dica anotada e adorei a capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Menina! Vc não tem ideia de como quero esse livro! Por isso participando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Para ser sincera não estou habituada com livros de terror, mas esse parece conter uma ótima estória!!!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiie

    Tenho a impressão de já tê-lo lido em algum lugar. Ele parece ser muito bom, mas como não faz o meu gênero (morro de medo!), vou deixar a dica passar.

    Aah, e que diagramação linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas já estou super curiosa para lê-lo. Eu sou apaixonada por livros que envolvem o folclore e a história do Brasil. O livro deve ser bem pesado por se passar durante o período escravocrata. Estou participando do sorteio, vai que eu dou sorte hahaha
    Amei a dica!
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler esse livro, pela primeira vez de verdade, algo da editora chamou minha atenção, a começar pela capa e cada resenha que leio, que descubro algo novo, vou ficando mais interessada.

    ResponderExcluir
  7. Olá ;
    Tenho pra mim que a escravidão já tenha sido um terror, agora tento imaginar isso como enredo em um livro de terror... curiosa.
    Gostei da descrição dos personagens Inácio e Antônio, se nota que foram bem construídos.
    Parabéns ao autor pela obra e pelo gênero escolhido para o livro.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/perdido-em-marte_4.html

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu já tinha lido algo sobre esse livro e fiquei bem interessada, as histórias que envolvem a escravidão são quase sempre pesadas e vou confessar que me deixam com vergonha, o ser humano é cruel.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa. Acredito que é um livro bem emocionante afinal a época da escravidão não foi nada fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou louca para ler esse livro, pois adoro a premissa dele, apesar de saber que é pesado. Minha colaboradora leu e adorou o que encontrou, apesar de ter tido a mesma dificuldade que você para ler pelo peso da história.
    O autor parece ter conseguido pegar o cerne das questões trabalhadas e parece ter feito isso muito bem. Sua resenha está encantadora e vou tentar ler esse livro para ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Amei. Quero ler. Não costumo participar de sorteios, mas desse, estou dentro. Não sei se dá pra vc arrumar, mas acho que escrevi meu usuário do Twitter errado. É @ Cau_Del_Santo. Deve ser uma baita história essa! ;D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Paac. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei muito interessada em ler. Eu gosto muito de livros que tenham um conteúdo histórico forte assim e nos mostrem como as coisas aconteceram. Realmente a leitura é sempre muito pesada e eu acredito que lendo esse livro eu precisaria parar em alguns momentos para respirar um pouco, chorar um pouco, me recompor e voltar a ler.
    Eu adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha mas confesso que não me despertou o interesse pela obra. Tenho preferência em histórias mais leves, essa por ser pesada, acredito que seria difícil de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei encantada por ele com a sua resenha. É um dos terrores que com toda certeza cativa quem curte o gênero. Ótima resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? Fiquei muito tentada a ler o livro me parece ter uma propostas diferente e daria uma chance com certeza a leitura!

    ResponderExcluir
  16. Olá. Por se tratar de um tema forte como a escravidão me despertou o interesse, pois sinto muita curiosidade de ler narrativas com esse tema, apesar de triste e impactante. Tem muita gente comentando sobre o livro e todas são positivas, assim como a sua. Espero conseguir ler algum dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Para ser bem sincera não é um livro que me chame a atenção em absoluto, porem parabéns pela resenha e parabéns a quem ganhar o sorteio.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adoro livros envolventes e com uma pegada de terror. Não conhecia essa obra e fiquei extremamente satisfeita só com a sua resenha.
    Espero ler em breve!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei de saber que a leitura dessa obra é uma boa experiência apesar de ser pesada e causar ódio e fascínio!!
    Estou participando do sorteio!
    cidaliamilani@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Que livro, hein! Amo um bom terror e esse eu não conhecia. O destaque mesmo é para a mesca de escravidão, terror, folclore. Acho que o autor foi muito feliz. Quero mesmo conferir como ele consegue desenvolver a trama.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Nossa fiquei muito interessada pelo livro!
    Parabéns pela leitura de um livro tão diferente e interessante, amei.
    bjos

    ResponderExcluir
  22. Ei Paac,
    Já estou participando do sorteio! Não conhecia o livro, mas me interessei bastante por gostar do gênero.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Ainda não conhecia o livro, mas achei muito interessante a premissa. Sou suspeita para falar pois adoro esse gênero literário.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária