Quinze Dias de Vitor Martins

Créditos: Bela Psicose


Título: Quinze Dias
Autora: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Ano: 2017
Páginas: 208
Skoob: Adicione

Sinopse: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.
Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.
Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
__________________



  O que podemos falar sobre livros que tocam bem fundo em nossas feridas e sentimentos, provavelmente só podemos agradecer por essas leituras não é mesmo?

“ Eu sou gordo. Eu não sou ‘’gordinho’’ ou ‘’cheinho’’ ou ‘’fofinho’’. Eu sou pesado, ocupo espaço e as pessoas me olham torto na rua. “

  Felipe é um adolescente que se acostumou a ser gordo, mas não significa que aceitou ser gordo, vivendo em sua eterna solidão contando apenas coma companhia da mãe e d universo nerd, ele acaba perdendo sua rotina ao descobrir que seu vizinho Caio, por quem ele tem uma paixonite desde pequeno, vai passar alguns dias em sua casa, mas especificamente dormindo em seu quarto. Agora além de lidar com as inseguranças de seu cotidiano Felipe precisa lidar com os sentimentos que tem por Caio.

“  Porque 'gordo' é o tipo de palavra que as pessoas tentam esconder a qualquer custo. Todo mundo diz ‘’fofinho’’, ou 'forte', ou 'grande', ou 'cheinho', mas nunca GORDO. Gordo é uma palavra sem volta. Quando você afirma uma coisa, por mais que ela esteja clara pra todo mundo, ela se torna real. “

   Quem é gordo sabe que nem todo livro nos representa de forma sincera, que normalmente somos estereotipados e rotulados de forma engraçada ou pejorativa. E talvez por saber como é ser gordo e viver essa realidade Vitor soube criar com sensibilidade um personagem real, tão crível quanto a dor rotineira das incertezas e inseguranças com o peso e o corpo que são comuns a quem vive isso. Felipe é um personagem que me fez sentir várias coisas, desde raiva em seus momentos mais negativos, a empatia em suas inseguranças com uma roupa, ou até mesmo em se olhar no espelho. É um personagem que a meu ver retrata bem o peso e o sofrimento que temos em relação aos nossos corpos, mas Felipe é também retrato das consequências do preconceito, sua solidão foi algo que me doeu, a exclusão que ele sofre por causa do peso, o tornou um adolescente solitário.

  Construir desenvolvimentos de personagens é difícil, mas Vitor vai desenvolvendo Felipe de um modo que sua evolução não se dá de um dia pro outro, na verdade vamos acompanhando suas barreiras de dor caindo e uma nova pessoa surgindo, uma pessoa que sabe ser amada, sabe confiar e também se amar, ou aprender a se amar.

   Quinze Dias não fala somente sobre amor próprio, fala sobre aprendizados, amizades e acima de tudo fala sobre chances. Chances que devemos aceitar, chances de arriscar e chances de seguir em frente.

Nota:









3 comentários:

  1. Olá
    Já tinha visto uma resenha também positiva sobre esse livro, e apesar de livros adolescentes não ser o meu forte, me deiou curiosa, pois como tenho amigos que tem , de certa forma, um trauma dos tempos de colégio mal resolvidos sobre suas aparências, quando leio livros sobre o tema acabo usando para ajudá-los.
    Dica anotada e adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei bacana o enrendo e o tema , justamente pq de certa forma fala de como somos rotulados, ,não importa como lidamos com isso,mas sabemos que sozinho é que não dá.
    Parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    faz um tempão que quero ler esse livro, desde que lançou na verdade, ao mesmo tempo que parece ser fofo tbm parece se forte, amei saber que trata de amor próprio e outras questões pertinentes, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária