Mulher-Maravilha: Sementes do Guerra de Leigh Bardugo


Título: Mulher-Maravilha: Sementes do Guerra
Série: Lendas da DC #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 400
Skoob: Adicione

Sinopse: Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana.
Filha da deusa Hipólita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmãs guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal. No entanto, Alia está longe de ser uma garota comum. Ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroína que o mundo já conheceu.
____________________



   A Mulher-Maravilha é uma das minhas heroínas favoritas do universo DC, na verdade é a única heroína desse universo ao qual sou apaixonada haha, (tenho preferência por vilãs) e confesso que apesar de estar super empolgada em ler esse livro eu tive meus receios ao começar a leitura, receios esses que acabaram ou sendo esquecidos ou reforçados pela obra.

  Cansada de ser apenas a Princesa, Diana decide entrar numa competição pra tentar provar as irmãs que ela está para além de um simples título e que é merecedora do respeito de todas as guerreiras de Temiscira, porém no caminho ela vê além da barreira da ilha um navio naufragar, e decide se arriscar e chegar perto pra ver o que aconteceu. No meio dos destroços e entre corpos ela encontra Alia Keralis, uma adolescente que milagrosamente sobrevivi. Ao levar a garota a ilha, Diana coloca em risco não somente sua vida, mas a vida de suas irmãs e da própria ilha que começa a adoecer, e na busca por resolver esse e outros dilemas e segredos Diana e Alia voltam ao mundo real, mas nem tudo será tão fácil ou seguro.


   Uma das minhas motivações ao querer ler essa obra não foi somente por ser a história de Diana mas por ser algo escrito por Bardugo que é uma autora que eu sempre quis ler mas não tinha tido a oportunidade ainda, e eu realmente gostei bastante da escrita da autora, ela tem uma ‘’quê’’ mais leve e jovial, bem do modo que eu esperava, mas achei que ela pecou um pouco nos detalhes desnecessários, como o excesso de descrições dos ambientes.

   Diana é uma garota que em sua fase adolescente pensa muito com o coração e tem suas ações motivadas por emoções que muitas vezes não tem influência alguma de sua racionalidade haha, mas se mostra tão integra e leal a sua moral e ética quanto podíamos esperar da personagem que conhecemos bem amamos. Alia Keralis foi uma surpresa, uma garota determinada e inteligente que se mostra bem diferente do estereotipo de garota rica que costumamos acompanhar em obras mais jovens.

  É interessante ver uma Diana mais jovem, mais adolescente tentando se provar pro mundo e pras guerreiras da ilha, acho que essa premissa é muito boa pro público mais adolescente que ainda ta conhecendo a personagem, é diferente do que normalmente se espera ao ler sobre a heróina mas pra mim a autora se perdeu um pouco na construção da Diana, essa versão jovem dela não me lembrou a totalidade e a força que estou acostumada a ver numa personagem que é símbolo da força feminina, achou que faltou mais da personalidade da personagem, da representatividade que ela traz, mas talvez seja pelo ideal de mostrar uma Diana em desenvolvimento.


  Mas calma, o livro não é ruim, na verdade ele é bom, meu problema com ele é o fato da história acabar não se ligando tanto a história original dos quadrinhos, mas eu gostei bastante de como a autora criou esse universo meio entrelaçado e meio diferente ao que conhecemos e trouxe essa visão mais adolescente que acaba dando uma sensação de maior amplitude da personagem – se é que isso é possível né? Haha. E a forma como ela e os outros personagens vão criando e mantendo as relações.


  Sementes da guerra não foge à sua premissa e nem a seu público, apresenta uma Diana diferente, arrasa na representatividade e é bem construído nas misturas de culturas e universos de heróis, e acaba agradando até mesmo os fãs mais chatos como eu haha.

Nota:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária