Altered Carbon




Produzida por: Brad Fischer; James Vanderbilt; Jon Silk; Laeta Kalogridis e Steve Blackman
Escritor/Criador: Laeta Kalogridis
Atores: Joel Kinnaman, James Purefoy, Martha Higareda...
Gênero: Policial, Ficção científica, Suspense
Filmow: Adicione

Sinopse: No futuro, a sociedade se acostumou à prática da troca de corpos: após armazenar a consciência de uma pessoa, ela pode ser transferida a outra "capa", podendo viver várias vidas. O mercenário Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) acorda após 250 anos em outro corpo. Além de se adaptar a esta situação e à nova sociedade, ele é contratado por um homem riquíssimo para descobrir o autor de seu próprio assassinato. Tak conta com a ajuda de uma policial mexicana, um ex-militar tentando ajudar sua filha e um robô equipado com inteligência artificial.


“Ou você morre como um herói ou vive para se tornar um vilão”. (Harvey Dent, Batman o cavaleiro das Trevas).

            Se você pudesse ter a vida eterna? Ter qualquer corpo que deseja? Se seu corpo fosse somente uma roupa, o que você seria? São essas questões que Altered Carbon traz para a nossa reflexão.


            A Netflix, traz uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Richard Morgan, que conta a história de um futuro no qual a raça humana consegue desenvolver uma tecnologia capaz de mudar a consciência de uma pessoa para um novo corpo, porém esse novo modelo de vida não é compartilhado por todos, pois o processo é caro e nem todos conseguem pagar pelo corpo desejável, ou até mesmo ressuscitar em seu antigo corpo.

            Conhecemos esse mundo através dos olhos de Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman, Will Yun Lee) um poderoso membro de uma organização terrorista que foi trazido de volta a vida para solucionar o caso da morte de um poderoso magnata do futuro Laurens Bancroft (James Purefoy).


            A serie traz muitas reflexões sobre vida e morte, religião, classes sócias e alguns aspectos da psique humana que podem ser extremamente perturbadores. Gostei bastante da série, pois ela trabalha bastante com o visual cyberpunk, uma narrativa noir, muito inspirado no filme de Blade Runner de 1982, nos livros de Issac Azimov, e também podemos ver algumas pitadas de Black Mirror em alguns recursos utilizados na série.

            Alguns conceitos são bem trabalhados como a vida e a morte, a superficialidade dos desejos humanos, a banalização da morte e do sexo, mas também temos alguns pontos fracos, em alguns momentos você pode sentir os episódios um pouco arrastados e as soluções das tramas algumas vezes meio obvias, porém, esses defeitos não destroem a série.


            Sou muito fã desse estilo de narrativa e apaixonado pela ambientação cyberpunk, então acho que se você também gosta desse estilo de ficção cientifica é uma ótima pedida, e se você também gosta de ação e lutas de artes marciais, essa serie é um prato cheio. Vale lembrar que essa serie tem a classificação de 18 anos, ou seja temos alguns temas como sexo, estupro, mutilação e muitas cenas fortes, então fica o nosso aviso.

Nota:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária