SoSeLit #3 - Consciência Social x Literatura de Ficção



   E eis aqui mais um tema do SoSeLit, e se você acompanha bem o blog sabe que esse tema dá o que falar, ainda mais com essa que vos fala haha. Eu sempre fui muito livre no que iria ler, mas confesso que desde que entrei no meu curso atual fui aprendendo muitas coisas e junto dessas aprendizagens vieram ideais que comecei a acreditar e leva-los pra vida, e é por causa deles que hoje em dia eu realmente acabo sendo mais critica e até aversiva a algumas obras produzidas por ai.

   Ano passado tive a triste experiência de ler uma obra que eu realmente me decepcionei horrores, foi a maior decepção do ano, mas ironicamente o livro é famoso tanto no país de origem quanto no brasil, a capa é linda e a sinopse até te ilude, mas nas páginas da obra encontramos desde relacionamentos abusivos até formas claras de misoginia e violência, tudo num contexto em que a maioria é adolescente, e ao ler essa obra eu senti muita coisa, entre elas uma vontade enorme de saber o que a autora faria no final da obra, e sinceramente eu não gostei do que encontrei, e se tudo não podia piorar a obra é uma trilogia (e descobri por uma amiga que as obras seguintes conseguem ser piores que a primeira).

   Todo esse desabafo foi pra dizer eu particularmente não leria e nem faço mais questão de ler esses estilos de obras, primeiro porque não aguento ver uma personagem feminina sofrendo maus tratos e achando tudo romântico ou soltando aquela frase clichê ''ele é assim mas eu mudo ele", porque bem sabemos que é numa dessas que muitas morrem, e romantizar situações como essa em obras literárias não é uma atitude que eu como pessoa acredito que deva ser feito. E pode até ser um assunto tido como chato, e alguns classificam como mimimi mas sinceramente se questione sobre o ambiente em que você quer viver, o ambiente que deseja pras suas filhas e mulheres da sua família, gostaria de ver algumas delas sendo agredidas, coagidas e mau tratadas? Então porque apoiar essas ações em obras de ficção? Na ficção tudo realmente é permitido? 

   Devemos sempre consumir conteúdo no qual acreditamos, e se você gosta desse tipo de leitura é compreensível (e um direito seu) mas tenha consciência de que é ficção e de que talvez ao apoiar determinamos conteúdos pode contribuir pra que eles ganhe mais visibilidade e sejam (talvez) inspiração pra comportamentos do gênero.

Confira os posts das meninas participantes do projeto: Eu Insisto; La Oliphant e My Dear Library.





Esta publicação faz parte do projeto literário SoSeLit. Se você também tem muito o que falar sobre esse assunto, então é só publicar no seu blog e divulgar na tag #SOSELIT.

Um comentário:

  1. Oie,
    Entendo este lado sobre ser errado, mas o que realmente me preocupa são pessoas que não sabe que é aquilo que leem é errado. Creio que se você tem uma consciência sobre o que está lendo tudo bem, mas para quem não entende muito bem é mesmo difícil.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária