Foucault em 90 Minutos de Paul Strathen


Título: Foucault em 90 Minutos
Autor: Paul Strathen
Série: Filósofos em 90 Minutos
Editora: Zahar
Ano: 2003
Páginas: 84
Skoob: Adicione

Sinopse: Depois de muito pensar e pesquisar, Michel Foucault (1926-1984) chegou à conclusão de que poder e saber estão intimamente ligados. Como se não bastasse, argumentou que não existe uma verdade absoluta, somente diferentes verdades sobre a realidade em diferentes momentos – verdades que atendem às necessidades do poder.



“ Tudo que é racional é real e tudo que é real é racional ”

   Michel Foucault é um filosofo e teórico social francês que nasceu em 1926 na França e faleceu em 1984, ficou famoso e conhecido por obras importantes nas áreas de filosofia e psicologia, entre suas grandes publicações está A Historia da Loucura e Vigiar e Punir, sendo está última o motivo para eu ter lido Foucault em 90 minutos.

   Foucault é um um escritor importante e recomendado para quem estuda temas como a sexualidade e as relações de poder, conhecido por ter feitos críticas ao sistema psiquiátrico e manicomial criou teorias sobre a loucura e falou abertamente sobre o cuidado social que devemos ter com as pessoas rotuladas de loucas, e apesar de todo o seu lado social e teórico, Foucault é uma pessoa que pra mim é complexa.

    Nesta obra vamos acompanhando a linha cronológica de sua vida, iniciando em sua infância que descobrimos ter sido um pouco solitária, seus momentos e períodos na faculdade em passava horas estudando filósofos e suas teorias, até as inspirações que o levaram a escrever obras tão necessárias a algumas áreas profissionais e acadêmicas.
    
     Paul Strathen também traz nesse livro o nome de várias obras escritas por Foucault em ordem cronológica dos lançamentos, possibilitando ao leitor criar uma linha entre as vivência de Foucault e o momento em que as obras foram escritas.

    Foucault em 90 minutos nos apresenta um homem intrigante e inquieto por conhecimento, com uma percepção critica das situações sociais e politicas ao seu redor e um exímio leitor de filosofia. Se você quer conhecer um pouco mais sobre Michel Foucault esse livro pode ser seu primeiro ponto de partida.

Nota:








9 comentários:

  1. Acho muito bacana quando laçam livros que nos mostre como era a vida dos autores, pois , inúmeras vezes conhecemos somente as obras sem saber ,e ao menos nos questionar, como eles chegarão lá. Que ótimo que um dos livros de Foucault de levou a ler e esse e melhor ainda você ter gostado, ele é um autor fantástico e tenho certeza que suas teorias marcarão de modo significativo o mundo. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. oi, Paac. fiquei bem curiosa pra fazer a leitura, vi muito dele no período da faculdade...
    e por ser curtinho, acho que eu encarava ler em ebook, mesmo não curtindo o formato...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Hey, Paac!

    Adoro livros que falam sobre escritores, sejam biografias, memórias e afins.
    Não tenho muito interesse sobre Filosofia, embora eu sinta que devesse ter, então nunca li nada de Foucault e, por enquanto, esse livro não me interessa muito.
    Talvez no futuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gosto de filosofia, tanto que tenho a coleção dos grandes pensadores, mas nunca li nada de ou sobre Foucault. Vou anotar e também pesquisar mais sobre ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei curiosa para ler. Até gosto de filosofia, mas não o suficiente para ler algo sobre Foucault. Não sou muito de ler biografia e, como não conheço quase nada sobre este filósofo, não tenho incentivo para desejar ler esta.
    De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado da leitura e acho que é uma ótima dica para quem deseja conhecer mais sobre o Foucault.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Paac?

    Eu sinceramente não lembro se li Focault na faculdade de direito, mas tenho vontade de ler, gosto de ler obras de grandes pensadores! Adorei a sua publicação e vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oiie Paac!

    Ele foge um pouco do meu estilo, mas é sempre legal ter esses livros na manga hahahah Vai que dá vontade de sair da zona de conforto?

    Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi. eu já li algumas coisas de Foucault é a base de minha formação, porém, o livro em questão, me parece possível direcionar para estudantes do E.M. eu gostei, mas como material de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Filosofia me deixa de dois modos: ou eu realmente presto atenção e tento entender, ou me da sono hahahaha.
    Gostei da citação que você escolheu, achei interessante o conceito dele!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária