As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley


Titulo: As Brumas de Avalon (Volume Único - O clássico que encantou gerações)
Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2017
Páginas: 968
Skoob: Adicione

Sinopse: Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Uma releitura monumental das lendas arturianas...
Ler As Brumas de Avalon é uma experiência profundamente tocante, e muitas vezes fantástica. Um resultado impressionante. - THE NEW YORK TIMES BOOK REVIEW
O enredo elaborado com maestria e a escrita maravilhosa de As Brumas de Avalon jogam nova luz a antigos personagens, em especial Morgana das Fadas, Merlim, Lancelote e Gwenhwyfar. Um romance épico, com violência, ambição, lealdades dolorosas e feitiços assombrosos. - PUBLISHERS WEEKLY



   As Brumas de Avalon é uma saga com quatro livros, respectivamente: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore. A história recontada da lenda do Rei Arthur sob o ponto de vista das mulheres envolvidas. O velho mundo está para cair e aparentemente nada pode deter o avanço do Cristo e seus seguidores.


   No meio desta guerra estão as mulheres que farão a história: Igraine, Senhora da Cournalha, filha de Avalon, escolhida para gerar o futuro rei que uniria a Bretanha. Viviane, Senhora de Avalon, Dama do Lago que abraçaria um destino sem volta, principal arquiteta do plano de trazer Arthur ao mundo em condições de reinar. Morgana, a Fada, escolhida por Viviane para realizar um trabalho ainda mais difícil que o da tia, filha de Igraine, irmã, inimiga e amante de Arthur, possuidora da Visão e peça principal na luta pela manutenção dos velhos hábitos. Guinevere, esposa de Arthur, criada como cristã, incapaz de gerar filhos, com sua influência inicia um embate com sua rival e cunhada pelos valores a serem aprendidos e reverenciados na Nova Bretanha.

   O principal embate da história é a luta, aparentemente pacifica entre Morgana e Guinevere com Arthur no meio. A história será sempre contada do ponto de vista das mulheres, o próprio rei quase não fala. Morgana representa o velho mundo e no primeiro livro vemos como ela cresce dentro dos limites de Avalon, ilha supostamente mágica que pertence a Deusa. Morgana foi criada por Viviane para cumprir seu destino que desde o nascimento do jovem Arthur ele já estava traçado, no entanto isso não fica claro para ela a princípio.


   No decorrer dos livros vemos como os anos passam para Morgana e como ela cresce. Seus sofrimentos, que são muitos, as dores que suportou e os homens que amou, seu amor e ódio por Viviane e Arthur. Seu crescente ódio por Guinevere e tudo o que ela representa à medida que vê seu mundo pagão desaparecer sobre seus olhos e o mundo dos padres e monges, com suas proibições de culto a Deusa.

   A história toda é simplesmente incrível. Ela reconta a lenda do Rei Arthur com tudo o que a lenda tem direito: magia, amor, intriga e morte. Através dos olhos de mulheres poderosas que cercam Arthur, Lancelot e toda a Távola Redonda vemos um mundo que luta para sobreviver, e um que tenta ganhar espaço, tudo escrito com muita maestria. A personalidade de Morgana e Viviane são cativantes em muitos momentos nos vemos amando e odiando as suas atitudes. O sofrimento de Guinevere, por outro lado nos faz entender completamente o lado dela na história. E no meio disso tudo encontramos personagens extremamente curiosos, entre eles o Merlin, que parecem ser apenas para o capricho de nossas damas.

   Uma história cheia de intriga e vingança particular que nos faz refletir sobre os acontecimentos e lendas do nosso mundo, afinal são apenas mulheres lutando pelos homens e terras que amam. Meu conselho pra você que é apaixonado por magia e por um pouco de história é que você se permita entrar neste mundo de Avalon antes que ela desapareça nas brumas...


Nota: 









Um comentário:

  1. Sou APAIXONADA por essa saga, Marion Zimmer é uma verdadeiro nave espacial que transporta o leitor para seu mundo.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária