O Verão em Que Tudo Mudou de Thais Wandrofski e Vinícius Grossos


Título: O Verão em Que Tudo Mudou
Autora (o):  Thais Wandrofski e Vinícius Grossos 
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Páginas: 304 
Skoob: Adicione

Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.



   Um livro sobre dilemas típicos da adolescência que retrata o que acontece de verdade com nossas cabeças nessa fase da vida, decisões sobre profissão, visão de futuro, aquela fase em que aprendemos a nos enxergar como realmente somos e decidir o que fazer a partir dali. Amei a leitura, me envolvi do início ao fim, três contos distintos que pude me identificar em alguns aspectos, os autores estão de parabéns.


   Fred, Lavínia e Sol, três adolescentes em fases decisórias de suas vidas, muita coisa está pesando, sonhos a serem encontrados, expectativas familiares, e o seu eu a ser encontrado. Aos 18 anos muitas questões surgem na vida, tomar decisões já é possível e elas tem que ser tomadas sozinhas o que fica bem frustrante. Fred ainda não conhece as meninas, mas com tantas coisas que irão acontecer para esses três, uma amizade em comum os tornará amigos no final.


   As histórias não têm a finalidade principal de se conectarem, mas nas ultimas páginas é o que acontece rsrs, achei o livro maravilhoso para refletir sobre quem somos, o que queremos ser, o que devemos nos permitir para ter felicidade. Sonhar é o propulsor da felicidade. Ter apoio e pessoas que tornam nossas vidas melhores e nos impulsionam a sermos quem realmente queremos é fundamental.


   Os três personagens principais são muito interessantes, seus dilemas, falta de coragem para desbravar seus medos e descobrir quem realmente são é envolvente, descobrir que muitos adolescentes passam pelo mesmo e não conseguem se desvendar é frustrante, nesse livro os autores demonstraram que mudar e se auto descobrir é algo não só dependente de si mesmo, mas de apoio das pessoas que amamos e são importantes. As frases, ilustrações e cores usadas tornam a leitura até mais animada, por que queremos cada vez mais ver quais as próximas mensagens e desenhos retratados.



   A linguagem é jovial e as aventuras são engraçadas, envolventes e de muitas autodescobertas, é um livro que motiva sonhos, que busca encorajar desejos mesmo que pareçam difíceis de ser alcançados, apoio é o melhor ponto de partida para começar a viver de verdade.

Nota:







10 comentários:

  1. Gostei muito da tua resenha, superbem escrita, como todas as outras do blog.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curioso em le-lo agora com essa resenha.
    Deve ser um livro com retrata com primor as mudanças e indecisões da adolescência.
    Como você destacou no teu texto, um livro sobre dilemas típicos da adolescência sobre o que se passa na cabeça da gente nessa fase da vida. Sua resenha está realmente incrível.

    Sou leitor do teu blog há um bom tempo, e gosto muito das resenhas, uma melhor que a outra, parabéns!
    Um abraço, Dieison, do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paac! Que bom voltar ao seu blog e encontrar uma resenha sobre este livro lindo! Histórias feitas com carinho, contos nacionais, tantas cores e autores queridos, só podia dar nisso: um livro muito amorzinho mesmo!

    Parabéns pela leitura!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac,
    Mais uma que leu O Verão em que Tudo Mudou e teceu comentários positivos. Não é muito o meu estilo, mas vou ficando curioso quando ouço muita gente falando bem de um livro. Achei criativo cada história se passar em um mês do verão.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa leitura, também. E acabei postando a minha resenha no mesmo dia, hahahahaha. Mas fiquei muito feliz, achei que os autores acertaram bastante com seu texto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu estou curiosa há muito tempo para ler esse livro. Acho a capa muito fofa e adoro livros com uma premissa mais adolescente.
    Achei o enredo dos três contos interessantes, mas o primeiro é que mais despertou minha curiosidade. No entanto, achei legal que no final do livro as histórias se conectam.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler. Além disso, suas fotos deixaram claro o quanto a edição está linda e aumentaram minha vontade de ter esse livro na minha estante hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Paac
    Adoro livros com essa pegada mais adolescente! Esse livro será uma das minhas próximas leituras, saber que você gostou me deixou mais animada para lê-lo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac!
    Adorei a resenha, eu amo livros de contos e esse já está na minha lista faz tempo, acho que será minha próxima solicitação em parceria com a editora :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Aaaahhh o conto de Vinicius Grossos parece encantador. *-*
    Foi o que mais gostei, ao menos minha primeira impressão.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oie
    sua resenha está muito legal, eu adorei o livro e adorei suas fotos inclusive. Os contos foram muito bem pensados e escritos, cada um me fez refletir de uma maneira diferente e deu até vontade de reler de tão amor, adorei mesmo

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Os dramas adolescentes sempre rendem boas histórias, algumas colam, outras, não, mas é sempre pano pra manga. Vi outras resenhas desse livro, achei engraçadinho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária