Dumplin de Julie Murphy


Título: Dumplin'- Cresça e apareça. Faça e aconteça!
Autora: Julie Murphy
Ano: 2017
Editora: Valentina
Páginas: 300
Skoob: Adicione

Sinopse: Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss


A Leitura que fiz de Dumplin foi uma leitura em conjunto com o Wes do Canal Café com Aroma de Livros, e tem vídeo no canal dele sobre o livro também então vai lá conferir!

  Quando debatemos a representatividade da mulher gorda é fácil dizer que compreende ou entende o que a mulher nesse papel representa, mas empatia ou a pesquisa de campo e até mesmo a conversa com sua amiga gorda não vão levar pra sua escrita aquilo que apenas uma mulher gorda que vive e passa pelas limitações que a chamada ‘’ditadura da magreza’’ pode passar. Julie Murphy é essa pessoa, é essa autora, é uma mulher gorda, americana, que escreve sobre uma adolescente gorda e americana, ela sentiu essa pressão, ela fala com propriedade e é exatamente isso que eu chamo de representatividade.


  Willowdean ou Willow como é conhecida e gosta de ser chamada, é uma adolescente que além de encarar as dificuldades da adolescência e do ensino médio, também encara todo dia os dilemas de uma adolescente gorda que busca reavivar seu empoderamento e sua liberdade de ser feliz com o corpo e as gorduras que tem ele. Willow sempre foi uma adolescente que mostrou confiança sobre sua imagem mas ao começar a namorar Bo, sua autoestima acaba caindo um pouco, o medo do falatório alheio e também da intimidade com o garoto que ama acabam por deixar Willow muito mal consigo mesma, e na busca por sua confiança perdida ela acaba fazendo algo incrível e assustador, ela decide se candidatar ao concurso de Miss da sua cidade, porém nem tudo é como se espera e Willow precisa lidar com coisas que vão além de apenas preconceitos.

“ Mas essa sou eu. Gorda. Não é nenhum palavrão. Não é nenhum insulto. Pelo menos, não quando eu digo. Por isso, sempre me pergunto: por que não chutar logo de uma vez para longe essa pedra do caminho? “

  Minha vontade de ler Dumplin veio justamente da representatividade desse livro, é muito difícil encontrar livros com mulheres gordas como protagonistas, e ainda menos ainda obras em que somos representadas de forma verdadeira, sem estereótipos e sem aquele ideal e sonho pela magreza. Willow é uma adolescente incrível, além de forte e decidida ela não representa apenas por ser uma adolescente sobrevivendo a ditadura da magreza, mas também pela coragem de enfrentar um sistema tão duro e mais do que isso, Willow é humana, assim como muitas garotas de sua idade ela também cai, chora, mas levanta no dia seguinte. Essa leitura foi bem intensa pra mim, porque em muitos momentos me vi no papel de Willow, vi naquela adolescente um pouco da adolescente que eu já fui, e pra mim foi uma das melhores coisas dessa leitura, me sentir ali, saber que aquilo não só me representou como me fez estar na história, uma conexão que tive com poucas das obras que já li.


“ Não foi só a aparência da Dolly que nos atraiu. Foi a atitude inspirada na consciência de que as pessoas achavam essa aparência ridícula, mas sem mudar nem um único detalhe, porque se sentia bem em relação a si mesma. Para nós, ela é.…invencível. ”

   Julie acertou em cheio ao trazer mais de um grupo de minorias no livro, a história pode ser de Willow uma mulher gorda, mas é na comunidade LGBTQ que boa parte do apoio e da autoconfiança de Willow foram reencontradas e foi ali que Julie mostrou ao leitor que antes de qualquer coisa somos humanos, que merecemos amor e respeito independente de crenças. A escrita da autora é muito boa de ser acompanhada, a leitura flui de forma tão leve que até mesmo nos momentos mais sérios e dolorosos me senti presa.

“ Sei que garotas gordas deveriam ter alergia a piscinas, mas eu adoro nadar. Não sou boba: sei que as pessoas ficam encarando, mas não podem me culpar por eu querer dar uma refrescada. E por que isso deveria fazer alguma diferença? Por que ter coxas enormes e cheias de celulite me obriga a pedir desculpas a humanidade? “

   Dumplin é um livro incrível, não só na representatividade da mulher gorda mas também na força e apoio que os movimentos podem ter na vida das pessoas, na mensagem de respeito e tolerância as diversidades.



“ A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que se o corpo não é seu, você não tem direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa. “


Nota:







12 comentários:

  1. Olá minha linda, ainda fico impressionada com os rótulos que dão só porque algumas pessoas são mais protuberantes que outras. Eu mesmo já estou cansada de ser rotulada porque engordei um pouco há um tempo e vivo escutando que preciso emagrecer porque eu era mais bonita magra. Enfim... eu com certeza vou ler esse livro.
    Obrigada pela indicação.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, acho a premissa dele muito legal. Com certeza, será uma das minhas próximas leituras.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. ei Paac,
    Que Quotes lindos! Cada um mais inspirador do que o outro! Acho que o padrão de beleza atual oprime muito as mulheres que não se encaixam neles. O mais importante é se aceitar como você é e ser feliz dessa maneira. Achei a proposta do livro muito bacana por tentar passar essa mensagem, tenho certeza que o livro ajuda muitas mulheres por aí...
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  4. oi,Paac. bacana essa representatividade numa obra, ainda tão escassa no meio literário, infelizmente... fico feliz que mais e mais livros tragam personagens fortes assim ^^
    deve ser uma leitura tocante...
    bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente amei a temática deste livro!
    Sua resenha empolgada me contagiou e despertou minha curiosidade. Se antes eu não dava muita bola para este livro, agora sinto que preciso conhecer logo esta protagonista tão forte e interessante. Estou cansada das mocinhas perfeitas ao estilo Disney, preciso de personagens reais!

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse livro já está na minha lista de desejados faz algum tempo, acho super bacana essa mensagem de representatividade e diversidade que ele traz. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá! O livro parece transmitir uma ótima mensagem. Vou anotar a indicação e espero ter a oportunidade de ler também em breve. super bjoo

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia sobre o que era o livro e agora sei que vou ter de lê-lo porque CARAMBA, é muito difícil mesmo encontrar protagonistas gordas que sejam retratadas de forma real. Preciso disso na minha vida.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Ainda não conhecia esse livro, mas já anotei a dica. Estava mesmo procurando um livro com essa temática, me identifico em alguns pontos.
    Mas ainda não entendi "Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell"...
    Muito boa a resenha
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Paac, sem duvida eu preciso ler esse livro em breve, adorei a forma que a autora trouxe a personagem sem cair nos clichês além do enredo parece bem bacana *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Adoro quando o desenvolvimento dos personagens vai além das nossas expectativas, espero muito poder ler esse livro, porque nunca li livros parecidos e a personagem me parece tão legal! Mal vejo a hora de conhecê-la.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma leitura divertida, que vale a pena, mas por algum motivo não é um enredo que me atrai muito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária