A Guerra do Rock de Robert Muchamore

Título: A Guerra do Rock
Série: A Guerra do Rock # 1
Autor: Robert Muchamore
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2017
Páginas: 320
Skoob: Adicione

Sinopse: Doze bandas, três jovens, uma competição que pode mudar suas vidas para sempre. Ambientado no subúrbio de Londres, Guerra do rock é um romance original e emocionante sobre música, sonhos e a difícil passagem para a vida adulta, protagonizado por três jovens de personalidades e origens diferentes, cujos destinos se cruzam numa batalha de bandas. Jay toca guitarra e sempre sonhou em ser músico; Summer cuida da avó e tem uma voz maravilhosa; Dylan estuda numa escola de elite e não liga muito para nada, mas acaba obrigado a se juntar a uma banda por um de seus professores. Com referências musicais que vão de Led Zeppelin e Beatles a Metallica e Coldplay, entre muitas outras, o livro acompanha a trajetória dos três personagens ao longo do eletrizante reality show Guerra do rock, uma espécie de The Voice de bandas de rock, e aborda temas como relações familiares, drogas, delinquência juvenil, conflitos raciais e distúrbios psicológicos.


  Guerra do Rock foi uma leitura de muitos sentimentos, e mesmo com as frustrações que tive em relação a leitura, certos pontos salvaram boa parte dessa experiência, mas infelizmente eu esperava mais.

   Jay, Summer e Dylan são adolescentes que dentre os dramas de suas vidas encontram uma forma de escapar pela música. Cada um, em suas bandas irão criar lanços de amizades e também quem sabe, vencer algumas batalhas de bandas.

   Apesar de ter achado o livro bom pra uma obra inicial de série eu me senti incomodada em como a leitura é lenta no início, pra mim a leitura só funcionou bem a partir da página cem o que sinceramente é complicado ao vermos que a obra tem pouco mais de trezentas páginas. O livro é um juvenil que peca no excesso de descrições em algumas cenas e na falta de outras. O autor tem personagens incríveis, mas na falta de profundidade em Jay e Summer e suas histórias de vida, que sinceramente me deixaram muito curiosa, temos ainda menos ao que nos apegar quando falamos de Dylan. E pelo pouco que nos foi apresentado vemos que: Jay é o típico adolescente inseguro com uma ideia de superioridade por ser rockeiro; Summer é uma adolescente com responsabilidades de um adulto, e que não vive como uma adolescente livre por medo de fazer falta a avó, o que compreensível mas não deixa de ser meio triste, já que estamos falando de uma adolescente tão nova; Dylan não mede as consequências apenas faz o que quer pra obter sua "liberdade" de algumas obrigações ou apenas por não querer se impor, e isso me deixou uma sensação ruim do personagem.


   O livro abre espaço pra temas muitobons como: preconceito de classes sociais, racismo e transtornos mentais, mas nada é aprofundado de modo que o leitor entenda sua importância, é apenas uma temática jogada ao vento em meio ao furacão de adolescentes mimados que se julgam donos do mundo e livres das consequências por suas atitudes. Robert Muchamore criou personagens muitobons, e adorei como ele escreveu sobre a família não convencional de Jay e como a relação de lealdade e amizade entre os irmãos funciona e eu queria mais dessas relações, esperei por mais, e infelizmente não tive esse prazer, e espero que tenha no próximo livro.

   Guerra do Rock poderia ser umjuvenil incrível já nesse primeiro livro da série, mas senti falta de profundidade na obra, não é ruim, mas não me surpreendeu como eu queria ou esperava ao ler a sinopse da obra.

Nota:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária