Estúdios japoneses de animação e seus principais animes


 Os estúdios de animação japoneses, conhecidos pelos chamados "animes" já são conhecidos pelo mundo todo, seja positivamente ou negativamente. Mas cada um desses estúdios tem seu próprio estilo e são lembrados pelos fãs dos animes pelos animes que marcaram sua infância, pela importância deles na história dos animes ou por algum outro motivo. Hoje proponho vocês a conhecerem esses estúdios e seus principais animes.


Estúdio Ghibli

 O Estúdio Ghibli é conhecido principalmente pelas suas animações que foram aos cinemas, principalmente entre os anos 1990 e 2000, seu mascote mostrado na logo é Totoro do filme Tonari no Totoro, conhecido no Brasil como Meu amigo Totoro, ou Meu vizinho Totoro, o fundador do estúdio muitas vezes é chamado como "O Walter Disney japonês", a comparação surgiu devido ao imenso sucesso no japão, e também no resto do mundo, mas com menor intensidade.


 O Estúdio Ghibli como citado acima ficou conhecido pelas suas animações que foram ao cinema, mas mesmo sendo filmes ainda sim são considerados animes, muito amados principalmente por quem gosta de animes antigos, apesar de qualquer um acabar gostando deles devido ao carisma que o estúdio construiu. Entre suas principais animações estão:

  • Tonari no Totoro (Meu amigo Totoro)
  • Sen to Chihiro no Kamikakushi (A viajem de Chihiro)
  • Howl no Ugoku Shiro (O castelo animado)


Toei Animation

 A Toei Animation também é outro estúdio que é conhecido pelos seus clássicos, apesar da crítica especializada muitas vezes pegarem no pé de algumas animações deles, por alguns serem taxados como "animes infinitos" como por exemplo One Piece, é difícil manter a qualidade de sua animação a todo momento, considerando que é um episódio por semana toda semana.

 Apesar de suas animações muitas vezes terem alguns pequenos erros, a Toei Animation ainda é muito respeitada pelos fãs e mesmo pelos críticos, pois sabem que não é fácil manter uma serialização longa bem animada, mesmo tendo uma equipe com bastante experiência é fácil pequenos erros passarem devido a correria para conseguir terminar o episódio no prazo para ser exibido. Entre suas principais animações estão:

  • Dragon Ball
  • One Piece
  • Saint Seiya (Cavaleiros do Zodiáco)

Shaft

 Pessoalmente Shaft é meu estúdio favorito, mesmo não conhecendo bem o estúdio você saberá quando um anime for dele, pois ele tem características únicas e um pouco peculiares que os fãs e principalmente os críticos geralmente falam muito bem, fora que os animes de seu estúdio muitas vezes costumam fazer referências uns aos outros frequentemente, ou até mesmo paródias.



 Entre suas característica estão o famoso "head tilt" dos personagens, diversas mudanças de estilo de animação em um único anime, desenhos as vezes abstratos e cortes rápidos que necessitam de atenção para serem entendidos, isso sem contar que algumas músicas são incomuns para algumas situações, mas não sendo uma coisa ruim. Entre suas principais animações estão:

  • Sayonara Zetsubou Sensei
  • Monogatari Series
  • Mahou Shoujo Madoka Magica

Madhouse

  A Madhouse costuma ser algumas vezes junto com a Kyoto Animation e a Ufotable como a "queridinha dos críticos", mas claro que suas animações também tem pequenas falhas, mas costumam ter poucas comparada com as demais, fora que está sendo muito elogiada pelos seus principais animes, que em sua maioria bombaram, ficando extremamente famosos.



    A Madhouse começou a se destacar muito sendo o estúdio favorito de boa parte dos fãs de animes principalmente pela maioria dos seus animes serem muito famosos tanto no japão quanto no exterior, bem lembrado por alguns de nós que entende de estúdios por fazer um anime de um naturalizado Brasileiro, isso mesmo, nós já ganhamos um anime! Entre seus principais animes estão:

  • Death Note
  • No Game No Life (de um autor naturalizado Brasileiro)
  • Hellsing Ultimate


White Fox

 A White Fox ficou muito bem falada em 2016 depois do anime Re: Zero Hajimeru Isekai Seikatsu, que provavelmente foi o anime mais famoso de seu ano, apesar de não ser o único anime famoso do estúdio, já é um dos que entraram para sua história e que com certeza elevou sua moral ainda mais.


  A White Fox tem poucos animes feitos comparado aos grandes estúdios, mas ainda não deixa de ser um destaque apesar disso, escolhendo muito bem os animes que eles querem animar, tendo grandes nomes entre suas animações como por exemplo Steins;Gate, que além de ser um dos meus animes favoritos é um dos mais famosos tanto no Japão quanto no exterior. Entre seus principais animes estão:

  • Steins;Gate
  • Re: Zero Hajimeru Isekai Seikatsu
  • Akame ga Kill

Pierrot

 Ah Pierrot... Um estúdio amado e odiado, sua fama não é das melhores, pois seus animes, principalmente Naruto Shippuden tem muitos erros de animação em diversas cenas, e não só pequenos erros como alguns grandes também, sua animação virou piada na internet com direito a diversos memes.



   Suas animações apesar de serem importantes para a história dos animes, são vistas com maus olhos pelos críticos, os fãs tentam justificar, mas mesmo ela tendo com Naruto Shippuden e Bleach o mesmo problema que a Toei Animation tem, em relação a serialização semanal de "animes infinitos", ainda assim não se salva por serem erros demais. Entre seus principais animes estão:

  • Naruto/Naruto Shippuden
  • Bleach
  • Yuu Yuu Hakusho
  
   E vocês, conheciam sobre os estúdios? Suas famas? Seus animes? Querendo ou não os animes estão tomando cada vez mais espaço não só o Brasil como em todo o Ocidente, e mesmo com seus altos e baixos e muitas vezes sendo mal vistos pela sociedade. Vocês assistem ou sentem vontade de assistir animes? Comentem!







7 comentários:

  1. Os estudios que criaram death note e meu amigo totoro com toda certeza sao os meus favoritos, adorei conhecer cada um melhor nessa postagem. Muita criatividdade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são ótimos estúdios, muito obrigado. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  2. Olá Leox, tudo bem?
    que post bacana, parabéns!
    Confesso que não sou muito de assistir animes, nada na verdade, assisto muito pouco, mas amei a ideia do seu post, para os fãs dos animes ou para quem curte estar informado é uma ótima postagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem. É sempre bom mesmo se manter informado sobre o mundo da literatura e da arte. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  3. Olá! Muito legal conhecer mais sobre os estúdios de animação japoneses, ainda mais que eu não conheço muitas animações feitas por lá, só as maiores mesmo. Gostei de ler sobre eles.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olha que interessante seu post, trazendo informações. Tenho certeza que os apaixonados pelos animes vão se interessar bastante, mega bjooooooo

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Adorei o post, sou uma apreciadora da cultura oriental e conhecia muitas produções mas nuca me atentei as produtoras. Mahou Shoujo Madoka Magica e No game no Life são duas das minhas produções favoritas de todos os tempos, apesar de estar mais inteirada em K-DRAMAS e J-DRAMAS nunca deixo passar um bom anime da temporada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária