A Espada do Verão de Rick Riordan

Título: A Espada do Verão 
Série:  Magnus Chase e os Deuses Nórdicos
Autor (a): Rick Riordan
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas:  448

Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.
   
   E de novo eu me envolvi com Rick Riordan, óóóhh deuses, por que esse fascínio por vocês me leva a essas histórias que de um jeito ou de outro acabam com meu emocional...
  Magnus Chase é um adolescente que está prestes a completar seus 16 anos, há dois mora nas ruas de Boston depois de ter perdido a mãe. No dia de seu aniversário, ele é convencido pelo tio de que é filho de um poderoso deus, e que precisa ir atrás da Espada do Verão para assim evitar o Ragnarok, mas ao conseguir reivindicar a arma Magnus acaba se envolvendo em uma luta com um poderoso gigante do fogo e morre.

  Não é novidade que nosso querido e amado Tio Rick tem o dom e o amor por mitologias, já fica obvio em suas obras, mas como pode esse homem conseguir envolver os leitores assim? Quando souberem me expliquem! De todo jeito mais uma vez me rendi a uma obra do autor, não tenho culpa do meu fraco por deuses não é mesmo? Dessa vez Rick nos leva a mitologia nórdica. A base da obra é basicamente a mesma das anteriores, várias situações ou missões que nosso herói deve cumprir de forma perigosa e mortal até chegar a super batalha final, a mesma formula, como sempre, a diferença é que dessa vez estamos falando do Ragnarok!

   Mesmo com a formula batida, Rick ainda consegue me prender muito, não somente pela escrita leve e envolvente, mas principalmente pelos personagens que cria e leva com maestria. Magnus Chase tem uma personalidade acida, mas não toxica ou ofensiva (o que o torna merecedor de ser descrito nessa resenha), cheio de ironias e piadinhas ou no caso sacadas cômicas ele torna até mesmo os momentos perigosos em algo engraçado; Sam é a garota forte e determinada que mantém Magnus na linha, mas sem perder seu próprio espaço dentro da obra; Heart e Blitz são os personagens que dão leveza a obra junto de Magnus, são a demonstração de perfeita lealdade e amizade.
  A Espadado Verão é um livro engraçado, repleto de mitologia nórdica (o que é ponto forte pros fãs), com mais uma profecia, que cá entre nós não pode faltar nas obras do Tio Rick, mas também um amadurecimento maior dos personagens, na sua criação obviamente e espero eu que ao longo dos livros seguintes, que aguardo ansiosa.
  Ps: De acordo com a Elis, Magnus é um personagem gay, e por mais que não seja novidade nos livros do Tio Rick é mais um passo bacana na representatividade.

Nota:








13 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro assim que ele foi lançado pela Intrinseca, mas não curto a temática como você bem sabe, então eu passei a diante. Mas eu gosto da ideia de personagem gay, estamos precisando disto. Parabéns pela resenha amore.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Riordan não consegue me prender. Acho que justamente pelo que você falou ''fórmula batida''. Eu já tentei muito, até tenho cards dessa série, mas nada me faz realmente animada para ler algo dele. As fantasias dele meio que ficaram superficiais.
    Gostei muito do nome do protagonista. ''Magnus'' é bem forte. Eu quero ir morar em um país de lingua inglesa pra chamar meu filho assim kkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro <3 E a sequência também é ótima! Gosto muito do Rick e tenho praticamente todos os livros dele, só falta a trilogia egípcia para completar a coleção hahaha Achei a pegada de Magnus Chase mais interessante que Percy Jackson por exemplo, porque o personagem é mais maduro e sarcástico, gosto muito disso nele! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Eu também amo mitologia <3
    Realmente, pela sinopse e resenha, percebe-se uma fórmula batida, no entanto, mitologia nunca é demais, né?

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,
    Não é de hoje que vejo comentários positivos a respeito de RJ e esse título parece ser tão bom quanto os outros dele.
    Mitologia me atrai bastante embora eu não tenha lido nada dele, imagino que vou curtir bastante a leitura.
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Muito bom quando mesmo com uma fórmula já conhecida o autor nos prende!
    Não li nada do Rick ainda mas tenho PJO aqui e como não conheço quase nada de mitologia nórdica e gosto de conhecer novos deuses acredito que irei gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. A narrativa dessa trilogia me lembra bastante a de Percy Jackson. No outro livro que li do Rick senti uma leitura leve e que corre fácil, fazendo a gente se jogar na história sem nem perceber. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. A mitologia nórdica é a que mais me encanta. Mas confesso que essa formula batida da jornada do herói me desanima um pouco. Um ponto que me chamou atenção é que os personagens são mais maduros. Isso é legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro nem o autor.
    Gostei da sua resenha, mas acho que não leria o livro porque não me encantou muito a história. Não leio muito mitologia e esse não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu comprei esse livro e chegou ontem para mim. Apesar de a fórmula ser realmente batida, acho que seus livros são muito divertidos e consegue me prender muito. Sem falar que essa maneira que ele tem de contar histórias da mitologia é super legal, sempre gosto de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Paac, tudo bem?

    Não curto muito estórias com deuses, mitologia ou muita fantasia nesse sentido.
    A frase que mais me chamou atenção na sinopse foi "Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida..." talvez leria só por essa frase.

    Não conheço esse autor, mas como você mencionou a 'formula batida' fiquei na dúvida se coloco ou não ele na minha lista.

    Essa série tem quantos livros?

    ResponderExcluir
  13. Paac, eu me decepcionei com tio Rick lá na primeira série dele.
    Percy era legal, mas não consegui terminar os 5 livros porque a escrita foi me cansando.
    Tenho vontade de dar mais uma chance, pois amo mitologia.
    Quem sabe.
    Gostei do plot de Magnus e talvez me arrisque.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária